Primeiro Principio da felicidade: autoestima


Muitas pessoas acham que autoestima  tem a ver somente com a imagem física,  com o gostar do próprio corpo e seu rosto. No entanto, autoestima também é gostar de suas características psicológicas. Muitos de nós se tortura por ter timidez, por não ter uma inteligência tão apurada, alguns se martirizam por erros do passado. Já vi muitas pessoas se odiando por amarem quem não as merecia.
Há poucos dias ao ler o livro “Manual dos Jovens estressados” do psiquiatra e escritor Augusto Cury, me deparei com um dado alarmante: apenas 3% das mulheres se veem realmente belas em muitas sociedades modernas.
Isso é assustador! Parece que o conceito que beleza tornou-se algo inalcançável. Porém, na minha humilde opinião todo esse dilema de ser ou não ser “belo” vem de uma fraqueza psicológica, as pessoas não querem atingir sua melhor forma, querem torna-se outra pessoa! Acontece que nada pode  mudar a essência  de algo criado pela natureza, observe a madeira, podemos mudar a forma dela, esculpir, mudar suas curvas e traços, porém não podemos  transforma-la em pedra ou qualquer outro produto da natureza.  A essência da Madeira é  ser madeira, mudar  essa essência significaria destruí-la, se você usar fogo para transforma-la em cinzas verá ela não foi alterada e sim destruída.
Voltando ao fator psicológico,  todos nós temos uma carga de qualidades e defeitos e todos temos consciência disso. Contudo, me parece que que estamos sempre nos comparando com o outros e nenhuma  comparação é valida! Somos seres únicos, ninguém vivenciou o que você viveu, ninguém percorreu o mesmo caminho que você!
Exponho aqui uma experiência minha, sou muito desorganizada, vira e mexe me perco em minha bagunça, para mim isso sempre foi normal, mas passou a ser infernal no momento em que comecei a me comparar com pessoas extremamente organizadas. O que se passava em minha mente era o seguinte “Minha irmã é tão organizada, quero ser igual a ela”. Vejam, eu não desejava me tornar o mais organizada possível dentro das minhas possibilidades, queria tornar-me outra pessoa. Isso é doentio, te aprisiona dentro de si mesmo.
É necessário entender que uma coisa é ter a ambição de melhorar  algo em você, seja  física ou psicologicamente, e outra é  se transformar em  outro alguém.
Ame e respeite quem você é!

Sidimara Bolkate.
sidi_grazi@hotmail.com


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução

O que é o perdão?