O que é o perdão?


Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a necessidade de perdoar. Porem muitos de nós temos uma ideia errada do que é o perdão, achamos que perdoar é esquecer, apagar da nossa memoria aquela situação de dor causada por outra pessoa. E as vezes por não conseguirmos apagar tal memória, passamos  uma boa parte de nossa vida  sofrendo e carregando  a memoria traumática somada ao sentimento de incapacidade de esquecer.
Vejam bem, quando alguém nos fere física e/ ou emocionalmente é formada em nossa mente uma memoria traumática,  e é impossível deleta-la a menos que você sofra um trauma físico que danifique células cerebrais, ainda sim, é mais fácil perder a vida do que apagar uma memória especifica.
O perdão se trata de uma atitude consciente onde se visa dar paz a si próprio e não obrigatoriamente voltar a conviver com nosso agressor como se nada houvesse acontecido.
Quando desejamos voltar a ter uma boa convivência com aquela pessoa, devemos construir uma nova memória positiva que irá se sobrepor a memória traumática, que ainda estará la, mas agora neutralizada.
Devemos estar conscientes de que a construção dessa nova memória pode demorar, ou em alguns casos pode até mesmo não ser possível. Mas não se martirize caso não consiga,  de a si a liberdade  perdoar sem a obrigação de esquecer.
Muitas vezes querer esquecer é passar por cima de si próprio. É saber que aquilo não lhe fara bem e mesmo assim insistir. Jamais se desrespeite a esse ponto.
Um caso vivido por mim: Há algum tempo alguém que na época era muito próximo, feriu minha emoção gravemente com palavras e atitudes que despertaram em mim dor e sofrimento. Após algum tempo, acalmados os sentimentos de raiva, ódio e rancor, tomei a decisão de perdoa-la, mas percebi que não faria sentido voltar a ter convivência intima com tal pessoa, pois ela já não compartilhava dos mesmos valores que eu. O fato de eu ter me afastado não anulou o perdão consciente.
O fato é que podemos e devemos gerenciar as pessoas que farão parte de nossas vidas, caso contrario estaremos sempre sujeitos  a vontades alheias, massacrando nosso próprio ser.
Perdoar é necessário  apagar a memória não!

"O perdão não apaga a recordação, mas nos liberta de sentimentos tóxicos que nos aprisionam". Augusto Cury.

Um grande abraço.

Sidimara Bolkate.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evolução

Primeiro Principio da felicidade: autoestima